domingo, 16 de janeiro de 2011

Convocatória para a Cúpula dos Povos para o Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20

Prezados participantes de Agendas 21 Locais, membros de Coletivos Jovens de Meio Ambiente e entidades cadastradas no CNEA,

Entidades, movimentos sociais e redes da sociedade civil, organizadas enquanto Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio + 20, divulgaram em novembro de 2010 a , chamando todas as organizações populares interessadas a participar do processo de construção da Cúpula dos Povos de 2012.

Esta convocatória, bem como a ata da primeira reunião do Comitê Facilitador, estão em anexo a esta mensagem e trazem uma proposta de perspectiva que poderá guiar a atuação da sociedade civil antes, durante e depois do encontro mundial de 2012.

De acordo com a convocatória:
"O evento oficial Rio + 20, propõe-se a debater a economia verde e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável. Está mais que na hora para que sistemas econômicos incorporem princípios, valores e instrumentos que assegurem a justiça e equidade social e a sustentabilidade e integridade ambiental. Construir a governança global na transição para uma economia inclusiva, justa e que respeite os
processos e limites ecológicos é campo de nossas preocupações também, certamente com perspectivas distintas que as respaldadas pela maioria dos governos, corporações comerciais e financeiras e setores industriais e agrícolas.
(...)
Neste sentido, o Comitê Facilitador Brasileiro chama as diversas redes e movimentos sociais do país, da região e do mundo para fazer da Rio+20:
• uma oportunidade para processos locais, setoriais, nacionais e globais de formação e reflexão política;
• um evento-processo com identidade própria;
• um momento de fortalecimento das lutas socioambientais;
• uma grande oportunidade de mobilização da sociedade: para debater, construir ações e levar a Rio+20 a uma mudança de paradigma visando a efetivação do desenvolvimento sustentável.
O Comitê Facilitador além de dar a sua contribuição para as articulações e diálogos no âmbito brasileiro, buscará colaborar com alianças, redes e organizações que desejem se engajar na realização de um evento internacional, plural e participativo, por ocasião da Rio+20."

Destaco que esta iniciativa é INDEPENDENTE de qualquer ação governamental, busca agregar núcleos da sociedade civil e é divulgada através desta lista com o intuito exclusivo de disseminar infomação e promover a integração de agentes sociais relevantes que podem se somar na construção deste movimento.

Para receber maiores informações e acessar os documentos em anexo em outros idiomas:
www.rio2012.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário