quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Viveiro Manequinho Lopes



ESTIVEMOS NO DEPAVE-2 QUE É DIVISÃO TÉCNICA DE PRODUÇÃO E ARBORIZAÇÃO PARA TRATAR-MOS DA IMPLANTAÇÃO DE VIVEIRO DE MUDAS.

O DEPAVE-2 tem que como função principal a produção de mudas de plantas destinadas aos plantios realizados nas áreas públicas municipais (Parques, Administrações Regionais, Escolas e demais unidades da PMSP), bem como promover a arborização e o ajardinamento de áreas da municipalidade. Desenvolve também pesquisa e experimentação visando o aprimoramento da produção.

No Viveiro Manequinho Lopes e no Viveiro Arthur Etzel são produzidas as mudas de plantas herbáceas e arbustivas; no Viveiro Harry Blossfeld são produzidas as mudas de árvores.

Na foto a diretora do DEPAVE, Cyra Malta em foto de Milton Roberto

O funcionário público Manoel Lopes de Oliveira Filho, conhecido como Manequinho Lopes, plantou eucaliptos em 1927 na região do Ibirapuera, com a finalidade de drenar a recuperar o solo da área, muito alagadico e pantanoso. Assegurou, assim, à prefeitura a posse de terrenos onde mais tarde seria o Parque do Ibirapuera. No ano seguinte, criou um viveiro de plantas ornamentais e exóticas, que se tornou atração turística do parque. Plantaram-se árvores como o pau-de-ferro, ipê, pau-brasil, pau-jacaré, tipuana, flamboyant, plátano, magnólia e canela. Em 1939, o viveiro recebeu o nome de Manequinho Lopes. Em 1992, um convênio entre a Prefeitura, o Banco Real e a Fundação Roberto Marinho possibilitou a reforma do Viveiro Manequinho Lopes com projeto do paisagista Roberto Burle Marx
A estrutura atual do DEPAVE-2 compõe-se de:
  • SEÇÃO TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE MUDAS dividida nos seguintes Setores Técnicos:

VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

Av. IV Centenário, Portão 7A - Parque Ibirapuera
Tel: 3887 6761 / 3887 7723
2ª à 6ª feira, das 7 às 16 horas.

VIVEIRO ARTHUR ETZEL

Av. Afonso de Sampaio Souza nº 951 - Parque do Carmo
Tel: 2742 8833
2ª à 6ª feira, das 7 às 16 horas

VIVEIRO HARRY BLOSSFELD

Rua Mesopotâmia s/nº - Rodovia Raposo Tavares, km 25
Tel: 4702-4395
2ª à 6ª feira, das 7 às 16 horasfotos: Milton Roberto - www.multicolorinteratividade.blogspot.com

Estiveram presentes nesta reunião a diretora do DEPAVE 2 Cyra Malta da Costa, o arquiteto Edmilson PERES CASTILHO / DEPAV 1 -SVMA e o engenheiro civil Robson M. Projenzano / DEPAV 1 -SVMA, ambos do DEPAVE 1. Océlio Alves prof. de artes plásticas das ONG AEMA, que ficou surpreso com o tamanho do viveiro em pleno Parque do Ibirapuera. Milton Roberto jornalista, educador sócio ambiental, documentarista e coordenador da Cooperatiradentes, também participante das 3 ongs mencionadas.

Acompanharam também a reunião o JOSÉ CARLOS MASOTTI / ESTUDO DE CASO UMAPAZ, ONG ZEROASEIS, os alunos da UMAPAZ que estão fazendo estudo de caso, RENATA MINEMATSU que é Zootecnista e o HEBERSON K.RISSI / ESTUDO DE CASO UMAPAZ, ONG IADEF , Psicólogo Ambiental.

No final do dia nos despedimos do parque com este lindo por do sol, vibrante e cheio de energias.

(a secretária da AEMA Giovanna Bellaluz observou a formação da pirâmide perfeita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário