quarta-feira, 13 de abril de 2011

Povos da Floresta Urbana realizarão passeata na Paulista em prol da Cantareira

Em defesa do Cinturão Verde da cidade de São Paulo
Fonte: Rede de Cooperação da Cantareira
Maiores informações comunicacao@recanta.org.br


No momento atual de crise da urbanidade, redes ambientalistas no mundo inteiro tendem a criar elos de cooperação com as florestas e com os povos que nela habitam. Na Serra da Cantareira, a maior floresta urbana do Mundo não poderia ser diferente.
Dia 14/04 às 12h, na frente do vão livre do Masp moradores e amigos da região responsável por 51% do abastecimento de água de São Paulo se reunirão em uma grande passeata na Av. Paulista que deve anteceder a audiência pública marcada para as 14:00h na Assembléia Legislativa.
Buscando sensibilizar o governo e a sociedade em geral sobre a importância de uma grande floresta para uma grande cidade como São Paulo e sobre os impactos do traçado norte do rodoanel sobre os recursos naturais da região, as populações residentes e ambientalistas paulistanos manifestarão pacificamente sua vontade de que a U.C. Cantareira seja integralmente preservada evitando que a mesma seja exposta aos riscos derivados de 40km de rodovia cortando sua zona de amortecimento através de túneis, viadutos e estradas.
O movimento S.O.S Cantareira, vem se consolidando desde o final da década de 80. Venceu a proposta da VPM (Via Perimetral Metropolitana) em 1988. Em 1994, impulsionou a criação do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO) e em 2004, alicerçado em estudos técnicos, comprovou a inviabilidade ambiental do traçado intermediário proposto inicialmente pela DERSA.
A razão histórica, ecológica e cultural deste movimento encontra-se no sentido de pertencimento deste povo a um território, uma floresta urbana, uma das mais ricas e bonitas regiões de nossa cidade que pode ser vista da janela de milhares de moradores do centro urbano e que, sobretudo, é hoje responsável pela regulação climática e dispersão de poluentes da maior megalópole da América Latina.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio escolheu a RBCVSP como único estudo de caso brasileiro entre os 33 ao redor do mundo e concluiu que a região metropolitana de São Paulo poderia economizar milhões de reais em tratamento de água, obras contra enchentes e internações hospitalares devido a problemas correlacionados aos poluentes, preservando integralmente seu cinturão verde. 

















Sendo assim, o movimento liderado pelos Povos da Floresta Urbana em defesa do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pode ser considerado uma das mais expressivas e legítimas formas de florestania numa grande cidade. O cenário social, ecológico e político de manifestações como estas tendem a impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas mais pautadas na adoção de cautelas ambientais. Participem, pois o futuro de nosso principal remanescente florestal diz respeito à qualidade de vida de todos nós cidadãos e gerações futuras.
Passeata : 14/04 às 12h, na frente do vão livre do Masp (Av. Paulista- Estação Trianon do metrô)
Audiência pública: 14/04 ás 14:00 na Assembléia Legislativa.

Movimento S.O.S Cantareira




quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sustentável Mente: 87º Fórum do Comitê Cultura de Paz parceria UNESCO...

Sustentável Mente: 87º Fórum do Comitê Cultura de Paz parceria UNESCO...: " 87º Fórum do Comitê Cultura de Pazparceria UNESCO – Palas Athena Em adesão à 8ª Semana Martin Luther King Para celeb..."